B.O.S.

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

FORUM DO BATALHÃO DE OPERAÇÕES SECRETAS - PORTO


5 participantes

    Organização interna dos Bos.

    Joker
    Joker


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 09/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Organização interna dos Bos.

    Mensagem  Joker Seg Jun 20, 2011 6:55 am

    Em sequência do tema abordado pelo Jhonny no que diz respeito à organização táctica da equipa, abro este tópico para que o pessoal se manifeste!

    No que me diz respeito, acho que realmente os Bos tiveram um bom inicio a nivel táctico, mas que tem vindo a degradar-se progressivamente, o que a meu ver contribui os seguintes factores:

    1º Assiduidade dos elementos

    Actualmente apenas um reduzido nr. de jogadores comparece frequentemente, ou então existe sempre um ou outro elemento novo, logo isto torna a tarefa de construir jogadas em equipa um pouco complicada.

    2ºDivisão de elementos

    Quando se define as tácticas, existe logo uma tendência a meu ver pouco acertiva, em que o elemento x quer juntar se com o elemento y e básicamente as parelhas que acham que funcionam tendem em manter isto em todos os jogos! confused

    3ºOpinioes devem ser bem vindas

    Independentemente de quem dê o mote as visoes de jogo devem ser todas analisadas, e ser levadas em consideração, pois nem sempre temos razão e nem sempre tomamos a melhor opção! Para não passarmos da Anarquia há ditadura. E para que todos possam evoluir, para que quando o Mourinho faltar possa haver jogo. Razz

    4ºOrientação do jogo

    O que se verifica na maior parte das vezes é a divisão da equipa em fracçoes, em que o resultado é cada um por si, não existindo comunicação eficaz entre ambas, nem o simples apoio quando o necessario.
    Outra questão é o elemento orientador, ter em conta como factor essencial nunca perder a visão do jogo na globalidade, logo têm de ter a noção de tudo o que se passa em todo o terreno de jogo, nem que para isso tenha de se colocar numa posição mais recuada, ou ter como apoio um segundo operacional responsavel por outra área .





    Quando o B20 sugeriu, que em treinos todos experimentassem coordenar um jogo achei e acho a ideia razoável, pois servirá para que cada um sinta a importância de esta estrutura de jogo, e servirá também para uma maior aprendizagem da forma de jogar em equipa.
    Contudo quero frisar e salientar novamente, que isto tudo so faz sentido, dependendo dos objectivos que a equipa e os elementos dela têm, no que diz respeito ao Airsoft.

    Abraço
    jocolor
    s13machadinho
    s13machadinho


    Mensagens : 24
    Data de inscrição : 09/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Liderança

    Mensagem  s13machadinho Seg Jun 20, 2011 9:39 am

    Epá quanto a tua ideia do mourinho vou responder:1-por traz de um grande treinador existe sempre uma grande mente experiente ou existiu.2-para existir alguem que possa substituir esse responsavel terá que aprender as tacticas do responsavel,ou seja o mourinho dá as luzes e esse outro tem que as seguir pois so assim se tem exito ok(esperiençia de campo acima de tudo).3-axo que por vezes as pessoas usam demasiadas ideias provenientes da youtube Very Happy.
    Quanto ao assunto de certas pessoas escolherem certos parceiros talvez seja porque certas pessoas tenham que ser mais humildes e cairem na realidade que nao tem a minima experiençia de campo e para liderar,mas mesmo assim depois de serem derrotadas não admitem que erram.
    Sabes joker vou dar-te um conselho de quem dependeu de treinadores durante 12 anos da minha vida,eles teem sempre razão(lideres) por mais estupida por vezes que a tactica pareça e se queres ser uma campeao escuta quem sabe e quem tem experiençia porque quem sabe sabe e a humildade e o fair-play conta muito.Abraço
    avatar
    Odín


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 14/04/2011

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  Odín Seg Jun 20, 2011 9:56 am

    Caros elementos do Batalão de Operações Secretas, estamos numa fase em que temos de pensar no colectivo e na equipa. Assim, é melhor retirar um que cada um tem de melhor, da minha parte podem contar com a boa disposição....
    Abraços,
    Odin
    B20
    B20


    Mensagens : 264
    Data de inscrição : 08/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  B20 Seg Jun 20, 2011 10:19 am

    Pessoal:

    Devo já dizer que não concordo com este tópico pois não vai ser de certeza por aqui que iremos dar um novo rumo a organização da nossa equipa. De facto apenas meia duzia dos BOS é que usam este forum e qualquer opiniao aqui so vai servir para o diz que disse e coisa e tal.
    A nossa equipa nunca teve lideres pois estes, como eu digo, aparecem naturalmente, através da convivência e competência na luta pela prossecução dos objectivos da equipa que são principalmente a diversão e boa convivência. Ditadura nos BOS nunca vi, mas anarquia tem-se visto.
    Quanto aos quatro pontos que enunciaste não resisto a comenta-los:

    1.- Assiduidade : Como não somos uma equipa de ditadores aparece quem quer, quando pode e como pode. Não obstante essa rotatividade nos elementos tenho reparado que o nosso nivel se tem mantido basicamente o mesmo, à excepção dos jogos em que a anarquia é patente;

    2. - Divisão dos elementos : É notório que alguns dos BOS se sentem mais seguros a jogar com este ou aquele elemento. Se e certo que existe uma forte componente de amizade nessas preferencias, tambem e certo que existirão cumplicidades de jogo e reconhecimento mutuo nas competências. A mim não me causa nenhuma celeuma qualquer divisão, pois mesmo nas tropas especiais é sempre dado enfase e extrema importancia à continuidade das parelhas que motiva uma melhor eficiência nas operações;

    3. - Opiniões são bem vindas : Nunca escutei ninguém a dizer que as opiniões são mal vindas. Mas entre as diversas opiniões, discordias e opçoes alguma tem que prevalecer. Paralelamente ha ocasioes em que o "despejo" de opiniões sem fundamento só causa a dita anarquia. No inicio de cada jogo em que temos que definir a tatica, dividir as equipas, objectivos e dar uma ou outra instruçao, uma opiniao sobre cada item inviabiliza qualquer planeamento, raciocinio ou paciencia;

    4. - Orientação de jogo : Concordo. Se é cada um por si e não há orientação então não há equipa. Por outro lado se a tatica e mal escolhida e não há elemento orientador então nada se consegue.

    Opinião pessoal: tem que haver um elemento orientador, não em treinos apenas mas também em jogos e esse elemento poderá ser rotativo ou não.

    Sei que tenho sido eu a dar as taticas, fruto de alguma (muito pouca) experiencia profissional a vários niveis, mas também admito que face a alguns acontecimentos ultimos tenho me posto de lado nessas funções. De facto concordo com o Helder na questão da falta do mourinho, mas acima de tudo concordo com o ivan quando ele diz que para o substituto do mourinho não basta um qualquer.
    Temos e que arranjar aqui um sistema que resulto para todos. Da minha parte quero e conviver com o pessoal e jogar airsoft. Alias, desde que me pus de lado na parte tatica tenho descoberto que me divirto muito mais, pois apenas me preocupo com o meu jogo e nao com o jogo da restante equipa.

    Deixem aqui propostas para o novo sistema e nao criticas. A minha proposta e a rotatividade na tatica e comando operacional dentro do jogo.

    Abraço

    Sobr
    Joker
    Joker


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 09/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  Joker Seg Jun 20, 2011 2:04 pm

    Perante tais comentários, só posso mostrar a minha tristeza e indignação, em perceber que o diálogo saudável que até agora existiu na ideologia dos Bos está a desaparecer! Qualquer assunto que se ponha em cima da mesa, agora é alvo de tabu sendo logo visto como uma critica destrutiva!
    Meus senhores se existe coisa que eu nunca fiz foi desrespeitar ninguém, as minhas opiniões transmito as sem as tentar impor a ninguém, e nunca me ouviram dizer que o que eu digo é o que está 100% certo.
    Desde a primeira hora que esta equipa apareceu, que dentro dos meus possíveis, a ela me tenho dedicado. Então porquê tanta relutância nesses comentários? Humildade!?
    Quem és tu Ivan, para me falares em Humildade!Respeito é o que eu tenho por todos vocês e é o que espero que tenham por mim!Para além de tudo pratico Airsoft também para me divertir tal como toda a gente!

    Tirando o Odin que deu a sua opinião, tudo o resto foram realmente o verdadeiro bota abaixo do que escrevi. Não é isso que se pretendia meus senhores , o que se pretendia era que dessem a vossa propia opinião e sugestões para melhorar as coisas, porque quem se começou a lamentar pela falta de organização ate nem fui eu!

    Abraço
    Joker
    Joker


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 09/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  Joker Seg Jun 20, 2011 2:23 pm

    ...e ainda mais, pelas palavras que li Deve haver a ideia que ando em propaganda politica para algum lugar no Podio de chefia ou liderança! Sempre respeitei apreciei e valorizei a experiência transmitida pelo Armando e assim espero continuar. Após a decisão da forma de jogo,concorde ou não com ela minguem me vem chamar atenção por não estar a cumprir com o que foi estabelecido, pois faço sempre por dar o meu melhor no que foi planeado! E a este respeito Ivan, nao me parece que os teus 12 anos de treinadores serviram de alguma coisa!


    Por mim este assunto está Encerrado, não irei fazer nem mais um comentário deste teor!
    johnny
    johnny


    Mensagens : 92
    Data de inscrição : 09/11/2010
    Idade : 37

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  johnny Seg Jun 20, 2011 5:34 pm

    kuando referi a falta d organizaçao d equipa,era pr o pexoal refletir no assunto e pexoalmente falar ms colocando assim a equipa novamente n caminh certo...e nunca foi minh ideia querer abrir um debate desta natureza aki no forum,como contribui involuntariamente pr esta situaçao deixo aki um pedido d desculpas a todos.

    nao kero alongar mt mais o tema porque axo k ja foram ditas muitas coisas escusadas...ms n mnh opiniao a tarefa do estratega nao deve ser rotativa

    km gostaria d debater outros assuntos e certamente k outros membros tb,gostaria de sugerir pr o pexoal marcar um treino d forma a encerrar este assunto,este domingo d manha nao sera facil pr mim por motivos profissionais,por ixo deixo essa marcaçao pr vcs.


    johnny
    B20
    B20


    Mensagens : 264
    Data de inscrição : 08/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  B20 Ter Jun 21, 2011 3:56 pm

    Helder, tal como deste a tua opiniao os restantes deram na tambem e creio que temos o direito a discordar da tua opiniao, tendo havido inclusive um ponto com o qual concordei plenamente contigo.
    Quanto a opiniao do odin que tanto valorizaste acho que ele ate foi o unico a nao dar opiniao pois nao tomou qualquer posiçao sobre as questoes que aqui estamos a tratar.
    Creio que nos BOS nao ha cargos de chefia e nao me parece que alguem os queira instituir pois pelo que se tem visto acho que o pessoal quer e que as coisas continuem como estavam e nao mudem.
    Relativamente ao cerne da questão, tal como disse, tenho me posto de lado na organizaçao tatica da equipa, pois deixei simplesmente de ter paciencia para isso, apos alguns desentendimentos taticos que motivaram que alguem se me tenha dirigido aos gritos, coisa que simplesmente detesto. Desse modo senti me no direito de chegar mais bem disposto a casa apos umas horas deste jogo que tanto adoro e deixei de me hipotecar na tatica da equipa deixando a para pessoas mais capazes, e tal como ficou demonstrado neste jogo se me quiserem ouvir ouçam me, mas se nao quiserem arranjem uma tatica diferente e organizem a sua execuçao.
    Toda a tatica que tem sido delineada tem sido respeitada de uma maneira ou outra e por isso basta que alguem se chegue a frente para dar o contributo que creio que o pessoal vai respeitando.
    E nesta medida acho que contribui para esta quesilia, por isso peço desculpa a todos tambem, mas nao irei mudar a minha atitude quanto a este ponto. Se realmente acham que ha algo mais que eu possa dar a equipa digam me pois e melhor resolver estas cenas.
    De resto nem sei o porque tanta discussao.

    avatar
    Odín


    Mensagens : 45
    Data de inscrição : 14/04/2011

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  Odín Qua Jun 22, 2011 8:27 am

    caros BOS, podemos por em pratica o que outras equipas mais evoluidas, pelo menos a n ivel organizacional fazem, por isso tirei a liverdade de tirar umas coisas da net, juro que não são gajas nuas.....

    TÁCTICAS DE EQUIPA
    O AIRSOFT TEM AS SUAS PRÓPRIAS TÁCTICAS. ALGUNS DIZEM QUE ESTAS DERIVAM DAS TÁCTICAS USADAS PELOS MILITARES A 100% MAS EU COM O TEMPO PERCEBI QUE NÃO É BEM ASSIM. O ALCANCE DAS ARMAS LIMITA DE CERTA FORMA O USO DESSAS TÁCTICAS. DESTE MODO PENSEI UM MÉTODO ADAPTADO AO AIRSOFT, COM ALGUMA BASE NA EXPERIÊNCIA MILITAR TENDO EM CONTA O ALCANCE DAS ARMAS DE AIRSOFT.

    DEFINIR TAREFAS
    SE CADA ELEMENTO SABE O QUE TEM A FAZER E TODOS SABEM ISSO, ENTÃO TUDO FICA MAIS FÁCIL. DESTA MANEIRA É NECESSÁRIO SABER QUEM TEM MAIS APTIDÕES PARA BATEDOR, ASSALTO, SUPORTE, ATIRADOR FURTIVO OU COORDENADOR. ESTE PODE OCUPAR UMA POSIÇÃO DE ASSALTO OU SUPORTE.

    ASSALTO - TEM DE SER UM ELEMENTO RÁPIDO COM BASTANTE PRECISÃO DE TIRO DE MODO A TIRAR VANTAGEM DESTAS CARACTERÍSTICAS. A SUA RESPONSABILIDADE É ATINGIR PONTOS FORTES AO INIMIGO ATRAVÉS DE ATAQUE DIRECTO, DE MODO A CONQUISTAR POSIÇÕES VITAIS DE DEFESA AO INIMIGO.

    BATEDOR - DEVE SER UM ELEMENTO COM CAPACIDADES PARA ANALISAR O TERRENO E A SITUAÇÃO TRANSMITINDO-A AO COORDENADOR. TEM UMA FACILIDADE DE SE MOVER EM TERRENO INIMIGO SEM LEVANTAR SUSPEITAS DA SUA PRESENÇA. VER SEM SER VISTO É A PRINCIPAL OCUPAÇÃO DESTE ELEMENTO. DEVE SER RÁPIDO E FURTIVO. OCUPA OS FLANCOS DA PATRULHA EM MOVIMENTO. DE IGUAL MODO DEFENDE ESTA EM ATAQUE ONDE POR VEZES ATACA OS FLANCOS DO INIMIGO DE MANEIRA RÁPIDA PARA DEPOIS ABANDONAR DE IMEDIATO O LOCAL. A CAMUFLAGEM É UMA DAS SUAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES.

    SUPORTE - SÃO QUEM SE OCUPA DO FOGO DE SUPRESSÃO. ATRAVÉS DE FOGO CONTROLADO (RAJADAS CURTAS E DIRECCIONADAS) PERMITEM O AVANÇO NO ATAQUE OU EM RECUO NO CASO DE RETIRADA DO RESTO DA EQUIPA. OCUPAM POR ISSO A RETAGUARDA DO GRUPO E TÊM ARMAS DE MAIOR ALCANCE. NECESSITAM DE MUITAS BB'S.

    ATIRADOR FURTIVO - PODE OCUPAR A POSIÇÃO DE BATEDOR QUANDO NÃO EXISTE A NECESSIDADE DE UTILIZAR UM ''SNIPER''. QUANDO UTILIZADO DESLOCA-SE A 45º PARA A FRENTE DO GRUPO NUMA DISTÂNCIA QUE NÃO COMPROMETA A POSIÇÃO DOS OUTROS ELEMENTOS. NO ENTANTO NÃO DEVE PERDER O CONTACTO DA EQUIPA. TEM O OBJECTIVO DE ABATER POSIÇÕES DO INIMIGO QUE PONHAM EM RISCO A APROXIMAÇÃO AO OBJECTIVO NO CASO DE ATAQUE. DURANTE O ATAQUE E EM POSIÇÃO COBERTA ATIRA SOBRE O INIMIGO MAIS DESCUIDADO. A SUA ARMA É DE LONGE A QUE MAIS ALCANCE DEVE TER. DURANTE A RETIRADA ELIMINA OS PRIMEIROS PERSEGUIDORES DA SUA EQUIPA. DEVE TER CARACTERÍSTICAS COMO A FURTIVIDADE, PACIÊNCIA, AUTOCONTROLE.

    COORDENADOR - TEM COMO OBJECTIVO ORDENAR A FORMAÇÃO DA EQUIPA DEPENDENDO DAS INFORMAÇÕES DOS BATEDORES. DEVE POSSUIR UM SENTIDO TÁCTICO ASSIM COMO UM RACIOCÍNIO RÁPIDO. NORMALMENTE OCUPA AS POSIÇÕES DE ASSALTO OU SUPORTE

    Saudações e abraços.....morte ao pistolinhas....lol
    B20
    B20


    Mensagens : 264
    Data de inscrição : 08/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  B20 Qua Jun 22, 2011 9:08 am

    Lol, gajas nuas nao sao de certeza. Obrigado pelo teu esclarecimento amigo. Se reparares ha já pessoal que esta a trabalhar nesses moldes. O rambo como supressor alguns de nos como assalto , reconhecimento etc. falta e a vontade de treinar mais um pouco.

    Ate domingo
    Joker
    Joker


    Mensagens : 154
    Data de inscrição : 09/11/2010

    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  Joker Qui Jun 23, 2011 1:29 am

    Camaradas e amigos, está mais que visto que existem aqui alguns mal entendidos, a minha sugestão é cagxx para isto tudo e no próximo domingo eu falarei com quem devo falar para esclarecer as coisas!
    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Organização interna dos Bos. Empty Re: Organização interna dos Bos.

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 2:47 am